Bem Vindos!

Bem Vindos!
UFOLÓGICO / ASTRONÔMICO/ CIENTÍFICO

quarta-feira, 11 de março de 2015

A Ciência Por Trás dos OVNIs



“Philippe Ailleris é um controlador de Projeto no Centro de Pesquisa Espaciais e Tecnologia da Agência Espacial Europeia (onde esteve desde 20 anos), na Holanda. Sua fascinação com a astronomia e exploração espacial levou ao seu emprego no sector espacial, e os interesses em exobiologia e OVNIs.
Em 2009 e no âmbito do Ano Internacional da Astronomia, ele lançar ed the UAP Observations Reporting Scheme Project (www.uapreporting.org), que destina-se a astrônomos e proporciona um espaço para relatar avistamentos inexplicáveis. Ele participou de conferências astronômicas por mais publicidade do projeto.
Todos os documentos relevantes sobre UFO e astrônomos é de interesse para ele.“
Além desse projeto, ele está particularmente interessado em:
UAP estudos de campo instrumentados (incluindo os fenômenos Hessdalen)
Os aspectos políticos, sociológicos e filosóficos sobre o tema UAP e a busca por vida extraterrestre.
Implicações teológicas da descoberta de formas de vida extraterrestres inteligentes.
Veja abaixo o artigo dele:
Sobre Contatos Imediatos e a Ciência por Detrás dos OVNIs
Na edição de maio de 2013 da revista Astronomy, foi publicado um artigo de Philip Plait intitulado “A Ciência por Detrás dos OVNIs” e uma coluna intitulada “Contados Imediatos”, por Glenn Chaple (tradução livre). Eu acredito que ambos os escritores confundem o assunto sobre inteligência extraterrestre e o assunto sobre OVNIs, pois eles parecem associar este acrônimo com ‘nave extraterrestre’.
Embora seja bem conhecido o fato de que muitos avistamentos de OVNIs são más interpretações de fenômenos comuns por pessoas com pouca experiência em olhar para o céu, isto não é um argumento válido para descartar todos os avistamentos e desacreditar de todo o tópico. Eu concordo com os autores de que tornar OVNIs em OVIs (Objetos Voadores IDENTIFICADOS) seja importante, assim como catalogar eventos conhecidos para eliminar erros e corrigir más interpretações possa ajudar ao público conhecer muitos fenômenos naturais e feitos pelo homem, os quais ocorrem nos céus. Por outro lado, parece que esta abordagem é incompleta e ameaça estreitar nossa ‘estabilidade funcional’.
É importante deixar aberta a possibilidade de que ainda há novas descobertas a serem feitas. Sempre que há observações atmosféricas não explicáveis, existe a possibilidade para os cientistas aprenderem algo novo através do estudo desses avistamentos. Fenômenos aéreos não explicados deveriam ser tratados seriamente e uma rigorosa avaliação científica dos avistamentos acreditáveis deveria ser feita, pois de um ponto de vista científico eles representam um fenômeno desconhecido e inexplicado.
A discussão aberta e racional do tópico deveria ser incentivada. O ato de ignorar ou recusar a discussão e o debate de casos desafiadores e não identificados de OVNIs poderia nos levar à conclusão de que a ciência tem algo para esconder, o que incentiva todos os tipos de teorias da conspiração. Além disso, pode-se argumentar que em se prestando mais atenção aos OVNIs, ou pelo menos sendo mais respeitoso ao tratar do assunto, seria um sinal de boas vindas ao público, mostrando que a ciência não descarta tópicos que o público acha interessante. Isto também mostraria que a ciência não descarta uma experiência que ocorre a um percentual não insignificante da população (5 a 10% da população relata avistamento de OVNIs). Além disso, quase toda nova descoberta em astrobiologia e astronomia aumenta a probabilidade de vida extraterrestre, e o ato de responder perguntas, de ‘como poderiam ser os extraterrestres‘ e ‘eles virão nos visitar‘ torna a astronomia interessante às pessoas jovens. Ignorar a possibilidade ou recusar sua discussão age justamente contra isso.
Finalmente, eu concordo com os autores dos artigos que astrônomos (assim como pilotos), em média, são melhores observadores. Porém, é importante mencionar que alguns deles, inclusive conhecidos e respeitados astrônomos como Clyde Tombaugh e Lincoln LaPaz, tiveram seus avistamentos de OVNIs.
- Philippe Ailleris

Nenhum comentário:

Postar um comentário